top of page
O FESTIVAL

O Phoenix Festival Catarinense de Dança é um evento de caráter competitivo com quatro etapas classificatórias e uma etapa final.

 

O evento conta com apresentação de espetáculos Nacionais e promoção de workshops com grandes nomes da dança.

 

Além de ser um grande encontro da dança é uma fonte de oportunidades para novos trabalhos, promovendo o intercâmbio e formação técnica de bailarinos e coreógrafos como ação de contrapartida social.

OBJETIVO

Promover o Festival Catarinense de Dança, como mostra não competitiva e também de caráter competitivo, dividido em categorias e modalidades, com quatro etapas classificatórias e uma etapa final com todos os classificados e promoção de palestras e workshops.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Descentralizar o projeto por 05 regiões do estado de Santa Catarina: Oeste, Centro-Oeste, Serra Catarinense, Região dos Vales e Litoral Norte;

  • Promover a apresentação de 04 espetáculos de dança de renome estadual;

  • Promover a apresentação de 01 espetáculo de dança de renome nacional;

  • Beneficiar cerca de 3.000 bailarinos e bailarinas de Santa Catarina;

  • Atender cerca de 5.000 pessoas de público participante;

Imagem (2).png

JUSTIFICATIVA

O estado de Santa Catarina possui tradição na realização de festivais de dança, a maior referência é o Festival de Joinville, que desde 2005 ostenta a citação de maior evento do gênero no mundo, segundo o Guiness Book. Além dele, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil recebe alunos de todo o país formando diversos bailarinos e bailarinas ao longo do tempo. Do ponto de vista do território, o município de Joinville fica no Norte de Santa Catarina próximo do litoral, no entanto, a cultura de festivais de dança se espalha por todas as regiões.

 

A Mesorregião do Meio Oeste, onde se localiza o Instituto Phoenix, possui tradição em eventos da dança voltada a escolas, grupos e coletivos do gênero, reunindo bailarinos, professores e demais profissionais, configurando-se como um polo regional. Há mais de 10 anos é realizado o Festival Dance Joaçaba, que em sua última edição em 2019 reuniu cerca de 1.000 participantes. Em municípios menores da região, diversos festivais eram realizados antes da pandemia de Covid-19, e alguns deles em meio ao período pandêmico, como foi o caso do Festival de Dança do Meio Oeste, em 2021, realizado pela proponente com recursos da Lei Rouanet. A partir da percepção área de abrangência dos participantes do evento a organização percebeu a necessidade de realizar um evento que cruzasse as fronteiras mesorregionais e se expandisse para outras cidades polo catarinenses. Assim nasceu o Festival Catarinense de Dança, que será realizado em 04 etapas classificatórias em Blumenau, Lages, Balneário Camboriú e Chapecó e 01 etapa final em Concórdia.

O festival possui uma preocupação de apresentar-se à sociedade de forma artística, estimulando a formação de plateia, relacionando o movimento sociocultural com o entretenimento e o mercado de consumo. A programação de cada etapa é composta por apresentações de caráter mostra e competitivo, nos estilos clássico, jazz e street dance, faixa etária a partir de 04 anos. A expectativa é receber cerca de 160 bailarinos e bailarinas, professores e professoras por etapa, num total de 800, e atender cerca de 5.000 espectadores, 1.000 em cada etapa.

Sem nome (1500 × 900 px) (1).png
bottom of page